domingo, 18 de dezembro de 2011

Uma história de leitores e livros


Fica decretado que a maior dor 
sempre foi e será sempre 
não poder dar-se amor a quem se ama 
e saber que é a água 
que dá à planta o milagre da flor.

( Thiago de Mello)

O projeto de uma Atividade Curricular em Comunidade ( Disciplina Optativa das matrizes curriculares da UFBA)   dentro do presídio Newton Gonçalves surge com o objetivo de possibilitar que detentos(as) em processo de ressocialização tenham acesso a livros, filmes e leituras.  De forma mediada através de "círculos de leituras" e análises filmicas promovidos por alunos de Psicologia e Enfermagem  do Instituto Multidisciplinar em Saúde, campus Anisio Teixeira-UFBA- em Vitória da Conquista/BA, os presos refletem acerca de sua condição visando agregar situações estimuladoras  ao processo de ressocialização e mudanças de conduta. Dessa forma, através da leitura de diversas modalidades textuais e analise de imagens fílmicas aliados a temas como a saúde, cidadania e direitos humanos os detentos serão levados a discutir e refletir sobre esses assuntos de forma terapêutica, para que a partir dai possam elaborar instrumentos de enfrentamento necessários a personalidade resiliente, no sentido de desejar eles mesmos , sua transformação. 
Ao Ler e contar histórias para detentos e detentas através da Biblioterapia, ao analisar filmes e promover discussões terapêuticas, os alunos matriculados nesta ACC estarão também ampliando seu repertório cultural, seu universo intelectual e sua formação como leitor. Além de uma boa oportunidade para aprimorar a cultura, as leituras literárias e fílmicas mediadas proporcionam atendimento humanizado e auxiliam na recuperação/ressocialização de pessoas em situação de isolamento social . 

Um comentário:

  1. Muito bom, parabéns a todo o grupo. Só gente de alma grande, de coração acolhedor é capaz de algo tão belo. Creio mais nessas ações focadas e humanizadoras para mudar a vida das pessoas e o mundo do que em delírios de gente raivosa que ainda acha que vai derrubar o capitalismo e implantar a ditadura do proletariado. Em frente. Prof Jose Albertino, FACED/UFBA

    ResponderExcluir